Inspira #04 – Posies Fleetliner Sedan 1947

setembro 16, 2009

Nestas buscas infindáveis pela internet, vez ou outra a gente se depara com alguns carros interessantes, com designers que trazem aquele componente inovador dentro de uma proposta diferente em cima de um projeto que poderia muito bem ficar lugar comum. Foi isso que aconteceu quando me deparei com esse projeto da POSIES Rods and Customs, que fica em Hummelstown, Pensilvânia. As criações da Posies estão entre as mais bem acabadas que já encontrei por aí e sempre tem uma preocupação de detalhes de design e soluções não convencionais, seus projetos são sinônimos de inovação dentro do mercado americano, competitivo e desenvolvido, mas cheio de regras.

No caso desse Chevy Fleetliner Sedan 1947, o que chama a atenção é a agressividade, a inspiração é claramente tirada dos Ratrods, com uma pintura fosca e acabamento sem os cromados, a construção do carro segue uma linha definida, num design consiso que dá harmonia ao projeto.

O carro foi construído para ser apresentado no SEMA show de 2006 e ao buscar mais informações sobre o bólido achei o projeto mais interessante ainda. Posies foi contra as normas e criou um carro com inspiração hotrod mais sob suas próprias regras. Ele não se encaixa nas classificações, não é um roadster, nem um coupé, seu motor não é um V8, é um Roush 6 cilindros em linha, seu “shape” é baixo e alongado, seu corpo é estreito e rebaixado, suas rodas são inspiradas nos velhos caminhões de entrega de leite. O interior é simples, com o mínimo necessário, mas confortável com destaque para o padrão xadrez do revestimento interno. Como qualquer carro feito pra dirigir rápido, os itens de segurança tiveram atenção especial, incluindo chassis e suspensão especiais. Com pintura fosca, rebites aparentes, sem paralamas, talvez o parabrisa bi-partido seja essencialmente a única marca do carro de origem.

Segundo seu criador, foi um carro feito pela diversão e pelo prazer, e não para elogios, apesar deles não faltarem. A meu ver é assim que se deve fazer as coisas.

Ao fugir das convenções a Posies mostra criações inovadoras que acabam se tornando referência, essa é a visão de um cara que não tem que provar nada pra ninguém, afinal, regras estão aí para serem quebradas e ele faz isso desde 1964. Confira sua galeria no HubGarage, e me diga se estou errado.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: